Oi
gente...
O
post hoje vai ser rapidinho porque hoje o dia foi OFF. Kkkkkk
Mas
teve massagem (eba, adooro) e com a alimentação também tudo ok, graças ao super
esquema de marmitex fitness da mama com produção no domingo.
Eu
tive que passar aqui, mesmo sem taaanto assunto, porque eu queria contar/lembrar que
esse domingo vou participar da minha segunda corrida de rua.
Pois
é, a primeira foi uma experiência bastante inusitada. Eu sabia que não estava
preparada e muito pior eu nem conhecia o percurso direito, mas fui já sabendo
que não correria a prova toda e, portanto iria intercalar com caminhada. Numa
boa!
Bem,
terminei o percurso todo. Foram 7 Km e o percurso era só subidas e descidas. Égua,
teve um momento que pensei: O que eu estou fazendo aqui mesmo? Mas, pela
participação continuei e cumpri todo o percurso. Corria nas descidas procurando
não forçar demais e subia caminhando o mais forte que podia. Na minha ânsia não
marquei o tempo da prova.
Resumindo
tudo valeu a experiência, mas não recomendo para ninguém.
Depois
de passar a corrida e no decorrer desse mês treinando para a prova que é minha
meta desde que comecei a correr eu visitei, procurei e juntei várias
informações sobre participação em provas de rua, tipos variados de treinos e
tudo o que se precisa saber sobre treinos, semana pré prova e ainda o que levar em uma prova.
Vou marcando os tópicos principais e sublinhar meus erros para dar uma ideia do que fazer para correr a primeira prova
(ou a segunda, kkk) em segurança.
1. PREPARO ADEQUADO. (apesar de saber que não iria correr a prova
toda, foi um risco pois não estava preparada para correr 7km)
2.
CONHECER O PERCURSO. (isso te auxilia a programar onde puxar mais,
onde segurar para que tenha gás em uma ladeira, por exemplo. Em algumas provas
te ajuda a programar hidratação, ou seja, é muito importante. Eu mesma fiquei
perdida no fim da prova, era a última corredora a chegar e não sabia para onde
ir na reta final)
3. NÃO TREINAR DEMAIS NA SEMANA QUE
ANTECEDE A PROVA. (eu acho que esse
foi um dos meus piores erros, pois no dia anterior fiz um treino forte de
musculação para membros superiores e não sei por que acrescentei o STIFF no
final e ainda corri na
esteira, ou seja, fiquei com meus posteriores quebrados e terminei de arrebentar
eles na corrida. Senti dor por umas duas semanas consecutivas. Égua! Por isso eu digo: Não invente nada novo na semana que antecede a
prova)
4. NÃO DESCUIDAR COM A ALIMENTAÇÃO. (a alimentação pré garante o combustível para
os músculos no dia da prova, normalmente um carboidrato no jantar é bem recomendado. Eu sou
sincera acho que só ingeri proteínas no dia anterior a prova até porque na minha dieta a noite é só
proteína mesmo. No café da manhã comi uma banana mas a gente demorou no mínimo uma
hora para dar a largada então já estava provavelmente com baixo combustível,
kkkk. Só as minhas gordurinhas não foram o suficiente. Kkkkk Brincadeiras a
parte, faça uma refeição pensando na prova, na net tem várias dicas sobre o
cardápio pré prova. Aqui vale também a frase: NÃO TENTE NADA NOVO, para não
acabar com uma dor de barriga bem no dia da prova. De preferência faça o teste
uns dias antes.
5.
NÃO TESTE UM TENIS NOVO NO DIA DA
CORRIDA. (O tênis tem que
estar amaciado, com o molde da sua pisada).
6.
MANTENHA
O SEU RITMO. (Esse problema eu não
tive, até porque sempre busquei respeitar e ouvir o meu corpo, e pra mim eu sou
minha única concorrente, kkkk O que eu quero dizer é pra você não se preocupar
com o ritmo do seu vizinho, seu colega e sim com o seu. Ouça seu corpo e não se
envergonhe se precisar trotar ou mesmo caminhar para dar uma estabilizada.
Tenha vergonha de se esforçar demais e desmaiar no fim da prova. KKKK)
7.
NÃO
LARGUE GRUDADO NA FITA DE LARGADA. (É a sua
primeira corrida, a ideia principal é se divertir e completar a prova, não é
fazer no menor tempo possível então não tem porque sair lá na frente. Até
porque tanta gente te ultrapassando tende a ser um pouco desmotivante, então eu
recomendo se concentrar no seu objetivo e se divertir.)
8.
PRESTE
ATENÇÃO AO REGULAMENTO. SEMPRE. (local de entrega dos kits
e etc)
9.
NÃO
CARREGUE NADA QUE NÃO ESTEJA ACOSTUMADA. (eu levei
uma “maledeta” de uma pochete, e aquilo ficava batendo para lá e pra cá me
desestabilizando física e emocionalmente, então não vá com nada que não esteja
acostumado a correr)
10. TENHA
UM CARBOIDRATO DE ABSORÇÃO RÁPIDA PARA O FIM DA PROVA (mel,banana, carbos). UM CHINELO TAMBÉM É
SUPER BEM VINDO, ASSIM COMO UMA TOALHA PARA DAR UM GRAU NO SUOR.
11. NÃO
ESQUEÇA DO FILTRO SOLAR E NEM DE UM BONÉ.
12.
PARA
QUEM GOSTA UMA MUSIQUINHA DURANTE A PROVA TAMBÉM É TUDO DE BOM. PREPARE UMA
PLAYLIST DAQUELAS.
13. VAI
COM TUDO. OUÇA SEU CORPO SEMPRE E BORA CRUZAR A LINHA DE CHEGADA. UMA DAS SENSAÇÕES MAIS MARAVILHOSAS QUE JÁ SENTI.
É gente, esses detalhezinhos fazem uma diferença incrível na hora. Eu tava treinando sério e senti uma sobrecarga danada, não consegui produzir, parecia até que eu nunca tinha corrido nem 100 metros. Os primeiros quilometros foram os piores de todos. Hoje entendo o porque. E quero estar preparada para essa nova prova.
Estou um pouco ansiosa, não vou negar mas com certeza muito mais preparada para enfrentar.
Eita que eu disse que seria um post rápido. kkkkkk
Desculpem se exagerei.
Beijos e vamos que vamos que domingão está chegando!
É gente, esses detalhezinhos fazem uma diferença incrível na hora. Eu tava treinando sério e senti uma sobrecarga danada, não consegui produzir, parecia até que eu nunca tinha corrido nem 100 metros. Os primeiros quilometros foram os piores de todos. Hoje entendo o porque. E quero estar preparada para essa nova prova.
Estou um pouco ansiosa, não vou negar mas com certeza muito mais preparada para enfrentar.
Eita que eu disse que seria um post rápido. kkkkkk
Desculpem se exagerei.
Beijos e vamos que vamos que domingão está chegando!
Amei as dicas Deia.
ResponderExcluirA gente aprende muito mais com os erros não é?
Eu tbm já cometi erros absurdos, sem segurança. Cheguei a ficar 3 anos parada e resolvi correr 3km, kkkkk, na hora quase morri, mas valeu a lição. Nada de ansiedade, vale a pena curtir cada km superado.
Bjokas